esperemos que comece melhor!
nao sei que mais fazer para que algumas (poucas mas importantes) pessoas deixem de pensar que sou uma péssima mae apenas porque o meu filho chora e eu pego nele ao colo... O Tartaruga está a passar uma fase daquelas complicadas em que só quer mae, mae, mae e só depois é que vem ... a mae! e infelizmente ando a ser criticada por algumas pessoas que me dizem que este "vicio horroroso" se deve ao abominável mimo que lhe dou! Abominável? Exagerado? Que cria maus habitos? Sao estes os adjectivos/expressoes que devemos usar para uma mae que ama e que adora mimar o seu filho? Uma mae que pega o filho ao colo quando este choraminga, uma mae que coloca o conforto do filho acima de qualquer coisa? Nao me parece...
Tento ao máximo nao acolher de imediato e se estou a fazer alguma coisa, o choramingar do Tartaruga (aquele choro que nao tem uma lágrima). Se estou a fazer alguma coisa e ele chora pela "minha mamaaaaaa" tento acabar o que estou a fazer, explicando que agora nao pode ser e que quando a mama acabar de fazer o que está a fazer vai dar atencao ao Tartaruga, isto é mau??? Ele chorou por birra... ok! Mas nao devo pega-lo no colo depois disso?? Quando termino o que estou a fazer nao devo pegar no meu filho ao colo? Devo continuar a "castigar" um menino de 2 anos? Devo deixar de lhe dar colo nas proximas horas??? Sou eu que estou errada???
enfim...
Amiga... já conversámos sobre isso e sabes o que acho. Há que ter noção que eles não têm mais ninguém a não ser Pai e Mãe... se não lhe damos amparo, quem lhe dará?
ResponderEliminarTudo tem de ter peso, conta e medida, e sabes perfeitamente que o ignorar faz-lhe ainda mais confusão... se ampararmos e explicarmos onde erraram (se for o caso), tudo se torna mais facil se eles voltarem a repetir a dose...
Por vezes agimos com o coração, embora para as pessoas externas deveria ser com a razão, mas no fundo eles (filhos) sabem que não gostámos e que da próxima poderá não haver amparo...
Tudo vai na aprendizagem, e o J sendo um bebé de 2 aninhos ainda tem muito mimo para receber... mau era, não é?
Um beijinho grande!
Amiga, nem 8 nem 80. Como diz a pediatra do meu filho, quem tem filhos, sabe ou saberá do que se fala. Quem não tem, não opina.
ResponderEliminarO meu filho também anda numa fase de querer a mãe e pior, entrou na fase de ter medo de tudo e alguma coisa. Ou seja, volta e meia, faz birras assustadoras e nem no meu colo sossega. Sou talvez uma mãe exagerada nos mimos, e vice versa, mas também sou uma mãe que dá umas valentes palmadas no rabiote quando ele se comporta como um "bichinho". Resulta porque ele já entende que quando a mamã ralha/bate, é sentido e chora a dobrar uns segundos e logo a seguir implora por carinho e pede desculpa. Se não pedir desculpa não lhe volto a pegar ao colo, isso é ponto assente. E vamos educando assim. Já com o pai, apesar de ele se esforçar da mesma forma, nem sempre consegue o respeito do Afonso. Abusa um pouco mais da paciencia do papá...
Acho que deves mimar sim, e muito, mas nas horas de explicar que agiu mal, também deves mostrar que a recompensa do mimo só vem depois do arrependimento e do pedido de desculpas.
São nossos filhos, e são uns amores. Mas se não os conseguirmos dominar, estamos a criar uns "monstros"! ehehehe
Meu amor mimo é para dar sempre e em qualquer altura! Se não formos nós a dar quem dá??? A Kika sempre teve o maior mimo do mundo da mãe (e mtas vezes tb fui criticada) e no entanto hj é o que é (e que tu conheces bem) - despachada, bem educada uma amor (não fosse minha filha lololol).
ResponderEliminarApenas deves, como a Pat diz, diferenciar o teu comportamento qd ele faz alguma asneira (apenas pk se não o fizeres qd crescer mais um pouco não vai perceber o que está a fazer mal ou não).
De resto dá mimo até ele se cansar!!! (a Kika tem 9 anos e ainda hj adora o miminho da mãe, não cansam e ainda bem :D:D)